terça-feira, 13 de novembro de 2007

Cufa Ceará. Dia da Favela Agora é Lei!


O Vereador Sérgio Novais encaminhou à Câmara Municipal de Fortaleza o Projeto de Lei (0281/06) que cria na cidade o Dia Municipal da Favela. Aprovado em por unanimidade pelos vereadores, o Dia da Favela será celebrado na cidade, a partir de agora todo dia 4 de novembro. Sim, esse dia tem um porquê de existir. A data sugerida refere-se ao dia 4 de novembro de 1900, quando, no Rio de Janeiro, um delegado da 10ª Circunscrição, em conversa com um Chefe de Polícia da época, citou uma “tal favela” (a primeira do Brasil) no morro da Providência.
O termo favela chegou ao Rio no século XIX (19) para denominar exatamente uma parte do morro da Providência, por ter semelhança com um “morro da favela” existente no interior da Bahia, de onde vieram, após a Guerra de Canudos (1897), alguns dos primeiros moradores da região. Este núcleo tornou-se um forte pólo irradiador da cultura negra.
O Dia da Favela contribui para a transformação do estigma negativo (de preconceitos de cor, classe social e de origem) ligado às favelas, sendo, portanto, de extrema importância para o município e para a eliminação de barreiras sociais. A CUFA está promovendo uma campanha de mobilização no país para que o Dia da Favela seja instituído em outras cidades do Brasil, atualmente somente Fortaleza e Rio de Janeiro possuem a data no calendário.
A iniciativa do vereador Sérgio Novais atende à solicitação da Central Única das Favelas (CUFA - Ceará), que desenvolve projetos de inclusão social e promoção cultural em comunidades da periferia.
A Solenidade em homenagem ao Dia da Favela, ocorrerá no dia 13 de novembro, a partir das 14 horas, no auditório da Câmara Municipal, Rua Thompson Bulcão, 830 - Bairro: Luciano Cavalcante.
O evento contará com a participação do rapper e ativista MV BILL, com o ex- Vereador Sérgio Novais, O Presidente Tin Gomes e a Secretária de Assistência Social do Município Elaene Rodrigues, que na ocasião assinará termo de parceria com a CUFA Ceará, para a realização do projeto Rede Social de Assistência da Juventude.

Nenhum comentário: